Venezuela, 20 de Noviembre de 2008

Año 2008, Volumen 58 - Número 1
Año 2008, Volumen 58
Número 1


SLAN - Capítulo Venezolano

SLAN - México

SLAN - Brasil

SLAN - Chile






Desarrollado por:
HOME > EDICIONES > Año 2000, Volumen 50 - Número 3

Artículos Generales
Efeitos farmacológicos da suplementação dietética com arginina em ratos com tumor sólido de Walker 256

M.R.C.G. Novaes, L.A.M. Lima, J.E.G. Ribeiro, A. V. Maga/hães, M. V. Sousa, L. Morhy
Universidade de Brasília (UnB), Centro Brasileiro de Sequenciamento de Proteínas, Departamento de Biologia Celular. Brasilia, D.F. Brasil.

RESUMO
Efeitos farmacológicos da suplementação dietética com arginina em ratos com tumor sólido de Walker 256

Os efeitos da suplementação com arginina na dieta de portadores de câncer são controversos. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da suplementação dietética com arginina no cresciemnto tumoral, disserninação metastática, metabolismo de aminoácidos, alterações hematológicas, tempo de sobrevida e peso corporal de ratos Wistar com tumor sólido de Walker 256. Foram administradas soluções por via gástrica, contendo arginina nas concentrações de 4%, 6% e dieta padrão (controle).

A suplementação com arginina inibiu a disseminação de células tumorais no modelo experimental, embora o crescimento tumoral não tenha sido afetado significantemente. O tempo de sobrevida dos animais com tumor sólido não foi afetado de forma significativa. Foi observado diminuição significativa do peso corpóreo após a administração da arginina a 6% (p<0.05). O metabolismo dos aminoácidos foi estimulado após ingestão de suplementos com arginina, evidenciado pelos aumentos significativos dos níveis sanguíneos de arginina, ornitina, citrulina, prolina e histidina quando comparados ao grupo controle (p<0.001). O grau de anemia no tumor sólido foi menos severo nos grupos que receberam suplementação com arginina, evidenciado através do hemograma (p<0.001) e da análise citológica. Os resultados sugerem que a suplementação dietética com arginina a 6% apresentou algum efeito benéfico no tumor sólido de Walker 256 que ultrapassa o efeito nutricional.

Palavras-chaves: Suplementação com arginina, tumor de Walker 256, metástase, metabolismo de aminoácidos, tempo de sobrevida.



Recibido: 17/08/1999
Aceptado: 26/06/2000



HOME > EDICIONES > Año 2000, Volumen 50 - Número 3 Ir al principio

PRIVACIDAD | ACCESIBILIDAD
ALAN-VE ISSN 0004-0622 - Depósito Legal: pp 199602DF83
Sociedad Latinoamericana de Nutrición
Producción editorial en Venezuela: Capítulo Venezolano - RIF: J-30843129-0
Urbanización Santa María, primera transversal, No. 417-214, Planta Alta
Tele-Fax: (+58-212) 283.8618
E-mail info@alanrevista.org
Código Postal: 1070
Caracas - Venezuela