Comunicaciones Orales

CO179. MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E DE COMPOSIÇÃO CORPORAL COMO PREDITORES DE RISCO CARDIOVASCULAR E DA SÍNDROME METABÓLICA EM ADOLESCENTES

Virgilia Oliveira Pani1, Luciane Daniele Cardoso2, Heberth de Paula2, Camila Marques Silva3, Amanda Paraíso Silva3, Eliane Rodrigues Faria2.

1 Discente do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo, Bolsista PIBIC/CNPq, Alegre, ES, Brazil; 2 Docente do Departamento de Farmácia e Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, ES, Brazil; 3 Nutricionista Pela Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre, ES, Brazil.

Introdução: Variáveis de composição corporal podem predizer o risco de doenças cardiovasculares e da síndrome metabólica, que é caracterizada pela coexistência de alterações como obesidade, hipertensão, dislipidemias e diabetes. Objetivou-se verificar a capacidade do percentual de gordura corporal (%GC), do perímetro do pescoço (PP), do perímetro da cintura (PC), da relação cintura-estatura (RCE) e do índice de massa corporal (IMC) em predizer fatores de risco cardiovascular e síndrome metabólica em adolescentes. Metodologia: Trata-se de estudo transversal com 85 adolescentes de ambos os sexos de 11 a 15 anos, matriculados em escolas públicas de um município do interior do Espírito Santo. Foram avaliados peso, estatura, IMC, %GC, PC, PP e RCE; parâmetros bioquímicos como colesterol total e frações e glicemia de jejum e a pressão arterial. Resultados: Quanto ao estado nutricional, 21% e 30%, respectivamente, apresentaram excesso de peso pelo IMC e alto %GC. O %GC, PC e RCE foram mais elevados no sexo feminino em relação ao masculino (p<0,05). O colesterol total foi o que apresentou maior percentual de inadequação (37%). A prevalência geral da síndrome metabólica segundo IDF (2007) foi de 2,35%. Com base na curva ROC, as variáveis que demonstraram ser melhores preditores dos parâmetros bioquímicos e clínicos foram PC e RCE, para o diagnóstico de níveis elevados de triglicerídeos e glicemia de jejum e IMC e %GC, para o diagnóstico de hipertensão arterial e HDL baixo. Em relação à síndrome metabólica, as variáveis de composição corporal, PP, PC, IMC e %GC demonstraram serem eficazes no diagnóstico da síndrome. Conclusões: Pode-se concluir que o PC, o IMC, o %GC, o PP e a RCE são bons preditores de alterações metabólicas em adolescentes, assim, essas medidas devem ser usadas em conjunto na avaliação nutricional de deste grupo, pois levará a um diagnóstico nutricional mais confiável.