Comunicaciones Orales

CO183. RELAÇÃO ENTRE CONSUMO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES BRAZILEIROS E COMPORTAMENTO ALIMENTAR, TEMPO DE TELA E ATIVIDADE FÍSICA

Natacha Toral1, Sumara de Oliveira Santana2

1 Departamento de Nutrición, Universidad De Brasília, Brazil 2 Secretaria de Educação, Governo do Distrito Federal, Brazilia, DFBrazil.

Objetivo: Verificar a relação entre o consumo alimentar de adolescentes e o comportamento alimentar, o tempo de tela e a realização de atividade física. Métodos: Estudo transversal com amostra representativa de 14.653 adolescentes do 9º ano de escolas públicas e privadas das capitais Brazileiras e Distrito Federal. Aplicou-se questionário online de autopreenchimento, que investigou, em relação à última semana, consumo alimentar, realização do almoço/ jantar com os pais, almoço em casa, hábito de comer em frente à televisão/computador, costume de assistir à televisão e usar o computador/ internet e de realizar atividade física. Resultados: A maioria dos adolescentes realizou o almoço/jantar com os pais diariamente (56,8%), almoçou em casa todos os dias (74,7%), comeu em frente à televisão (36%) diariamente em frente ao computador (42,2%), gastou mais de duas horas assistindo à televisão (69,3%) ou usando o computador (57,8%) e realizou menos de uma hora de atividade física (29,9%). O consumo frequente de alimentos saudáveis foi associado positivamente com o fato de almoçar ou jantar com os pais e almoçar em casa. O consumo frequente de alimentos não saudáveis foi associado positivamente ao hábito de comer em frente à televisão e ao computador. Adolescentes que dispensaram mais de 4 horas por dia assistindo à televisão ou usando o computador tiveram maior média de dias de consumo de alimentos não saudáveis e menor de alimentos saudáveis. Constatou-se ainda correlação positiva entre o consumo de alimentos saudáveis e a realização de atividade física. Conclusão: Realizar habitualmente o almoço ou o jantar com os pais, almoçar em casa frequentemente e realizar atividade física por mais de 4 horas na semana são práticas que devem ser incentivadas para promover uma alimentação mais saudável entre adolescentes, enquanto que comer em frente à televisão e ao computador e dispensar horas com o uso desses aparelhos devem ser evitados.