Comunicaciones orales

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

CO 039. ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR TRADICIONAL E BABY-LED WEANING (BLW): UM OLHAR PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE MÃES E BEBÊS

Júlia Resende de Oliveira1, Viviane Laudelino Vieira1.

1Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil



Antecedentes. A comunicação entre cuidador e bebê é essencial para a alimentação complementar, principalmente para a aceitação dos grupos alimentares e autoconhecimento sobre sinais de fome e saciedade. Tendo em vista que, atualmente, famílias conduzem a alimentação de lactentes por diferentes abordagens, questiona-se se há diferenças na comunicação quando é o adulto ou o bebê guiando a refeição.

Objetivo. Comparar a comunicação entre mães e bebês durante as refeições a partir de duas abordagens distintas de alimentação complementar: tradicional e baby-led weaning (BLW).

Métodos. Trata-se de pesquisa qualitativa com a técnica da observação participante de mães e seus filhos, de 8 a 10 meses, que usam uma das abordagens exclusivamente. As mulheres foram convidadas via redes sociais a responder um questionário com informações socioeconômicas e sobre alimentação. Após, observou-se três refeições de cada selecionada (seis participantes de cada abordagem), mediante um roteiro, por meio de videochamadas. Por este roteiro, as informações foram sistematizadas, analisando a comunicação verbal e não verbal da díade. Totalizaram 18 observações para cada grupo.

Resultados. Em relação à comunicação, o tom de voz era sutil, carinhoso e com infantilizações, no Grupo Tradicional, e sem infantilizações, no Grupo BLW. O tom de voz sério para repreender os bebês foi mais observado no Grupo Tradicional e a comunicação não-verbal mais no Grupo BLW. Sinais de irritabilidade do bebê foram notados no Grupo Tradicional. As mães atendiam mais rapidamente às demandas dos bebês no Grupo BLW (n=17) do que no Grupo Tradicional (n=13).

Conclusões. Mães que realizam a abordagem BLW mostraram-se mais responsivas em relação às solicitações do bebê. Já na tradicional, apresentaram mais sinais de irritabilidade. O BLW revelou uma relação mais respeitosa entre a díade, o que no futuro, pode ser uma condição para o bebê ter uma boa relação com a comida.

Palavras-chave: alimentação complementar, comunicação em saúde, nutrição do lactente.