Comunicaciones orales

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

CO 083. NUTRIÇÃO EM ANGOLA: INSERÇÃO DO NUTRICIONISTA E CAPACITAÇÃO DOCENTE COM VISTAS À MUDANÇA DA REALIDADE SOCIAL

Ana Carolina Paternez1, Juliana Masami Morimoto1, Andrea Almeida1, Julia Bendia2, Gabriel Esteves1, Eugenia Vasconcellos1.

1Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brazil, 2Instituto Superior Politécnico Evangélico do Lubango, Lubango, Angola.



A profissão de nutricionista em Angola (África) ainda é recente no país, com poucos profissionais atuantes e formação acadêmica em fase de consolidação. Nesse contexto este estudo, realizado entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, teve como objetivos avaliar a inserção profissional dos nutricionistas em Angola e promover capacitação-didático pedagógica e técnica a docentes do Curso de Nutrição e demais cursos da área da Saúde de uma instituição de ensino superior da região Sul de Angola. A avaliação da inserção profissional foi realizada por meio de questionário, encaminhado aos 52 nutricionistas afiliados à Associação Angolana de Nutricionistas. Foram realizadas atividades de capacitação didático-pedagógica e técnica a docentes do Curso de Nutrição e dos demais cursos da área de Saúde da instituição de ensino. Somente 15,4% dos nutricionistas responderam ao questionário enviado, sendo todos do sexo feminino (N=8), naturais de Angola, com média de idade de 29,38 anos (DP=5,53 anos). Em relação à formação, 62,5% fizeram sua graduação em Angola. As atividades de capacitação didático-pedagógicas, realizadas in loco, contaram com a participação de 20 docentes (11 do sexo feminino e 09 do sexo masculino) e envolveram palestras em Simpósio científico direcionado a docentes, discentes e público externo (com os temas: Guias alimentares nacionais: um panorama da alimentação ao redor do mundo e Perfil da alimentação de estudantes no Brasil) e roda de conversa com o corpo docente e discente. O presente trabalho aponta para a necessidade de discutir e construir indicadores-qualitativos e quantitativos – que possam ser utilizados para o melhor conhecimento da realidade regional e nacional dos nutricionistas em Angola. Quanto à formação docente, as atividades realizadas apontam para necessidade de desenvolvimento de projetos de formação continuada docente que permitam aos professores transmitir o conhecimento socialmente acumulado em uma perspectiva transformadora da realidade.

Palavras-chave: nutrição em angola, inserção do nutricionist, capacitação-didático pedagógica.