Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 159. DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO AMBIENTE ALIMENTAR ORGANIZACIONAL DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA)

Bruna Pitasi Arguelhes1, Manuela de Sá Pereira Colaço Dias1, Maria Eduarda Diogenes1, Luciana Maya1, Fábio Fortunato Brasil de Carvalho1.

1Instituto Nacional De Câncer - Ministério Da Saúde Do Brasil, Rio de Janeiro, Brazil.



Antecedentes e objetivo. O ambiente alimentar organizacional é apontado como importante determinante para a promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS). Em 2016, o Ministério da Saúde publicou normativa que dispõe sobre as ações de PAAS nos ambientes de trabalho. Neste contexto, objetivou-se realizar o diagnóstico situacional do ambiente alimentar do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Métodos. Foram avaliadas oito unidades, sendo quatro hospitais e quatro unidades administrativas. Foi aplicado o instrumento desenvolvido por Messias (2018) com adaptações, composto por um checklist com seis blocos de avaliação (características gerais, infraestrutura para alimentação, serviços de alimentação comercial, máquinas de autosserviço e estabelecimentos comerciais do entorno).

Resultados. Quanto à infraestrutura, todas as unidades possuem copas e/ou refeitórios com equipamentos e mobiliários adequados para que os trabalhadores realizem suas refeições. Os quatro hospitais dispõem de refeitório, porém estes ofertam refeições apenas para residentes e acompanhantes de pacientes internados. Três hospitais possuem cantinas que oferecem sucos, sanduíches, salgados, pão, e também itens de conveniência sendo principalmente alimentos ultraprocessados. Um dos hospitais possui nove máquinas de autosserviço que disponibilizam refrigerantes, outros produtos ultraprocessados e água mineral. No mapeamento do ambiente alimentar do entorno das oito unidades avaliadas, a maioria dos estabelecimentos que oferecem refeições foram classificados como mistos (lanchonete e restaurante), bares e restaurantes.

Conclusão. A realização do diagnóstico situacional do ambiente alimentar organizacional do INCA foi fundamental para demonstrar os desafios e as oportunidades para a PAAS no Instituto considerando, por exemplo, a ampla oferta de alimentos ultraprocessados. Com base nos resultados, fica evidente que diversas estratégias dispostas na n ormativa relacionada à PAAS no INCA ainda precisam ser implementadas, com destaque para oferta exclusiva e variada de alimentos “in natura” e minimamente processados e preparações culinárias de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.