Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 195. EXTRATO DE ALECRIM (Rosmarinus officinalis L.) ATENUA ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS E MARCADORES DE ESTRESSE OXIDATIVO EM RATAS COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

Washington Santos da Paixão1, Silnara Tereza dos Santos1, Milena Barbosa Corcínio1, Erivan Vieira Barbosa Júnior1, Anne Karoline Santos Oliveira1, Raquel Oliveira Pereira1, Jymmys Lopes dos Santos2, Anderson Carlos Marçal2, Ana Mara de Oliveira e Silva1.

1Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil, 2Departamento de Morfologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Brasil



Antecedentes e objetivo. O alecrim apresenta potencial terapêutico nos marcadores da síndrome metabólica, sendo uma possível alternativa de tratamento na SOP, por esta apresentar alterações não apenas ovarianas mas metabólicas. Assim, buscou-se avaliar os efeitos do extrato aquoso de alecrim (EAA) nas alterações histológicas e metabólicas em ratas com SOP induzida por letrozol (LET).

Métodos. Caracterizou-se o EAA, em seguida, ratas Wistar com idade entre 60 a 70 dias pesando 160±40g foram randomizadas em 4 grupos. Na fase de indução (40 dias), os animais receberam o veículo ou indutor. G1 (CMC 0,5 mL/100g v.o), G2, G3 e G4 (LET - 1mg/kg v.o). Na fase de intervenção, foi incluído o co-tratamento com EAA ou metformina por 30 dias. G1 e G2 (água destilada 5 mL/100g v.o + LET), G3 (metformina 20 mg/kg v.o + LET) e G4 (EAA 50mg/kg v.o + LET). Ganho de peso, ingestão de ração e ciclo estral foram observados diariamente. Após o período de tratamento, o sangue foi coletado para análise dos marcadores bioquímicos e de estresse oxidativo e o tecido ovariano para avaliação histológica.

Resultados. Maior ganho de peso e consumo de ração, bem como ciclos irregulares, úteros menores e maior quantidade de folículos císticos foram alterações observadas nas ratas do grupo LET. Ratas submetidas ao tratamento com o EAA apresentaram menor peso relativo dos ovários, folículos primordiais mais evidentes e aglomerados, e não apresentaram folículos primários com degradação do oócito, diferentemente do grupo LET, sugerindo uma possível ação estrogênica do EAA. Associado a isso, foi observada melhor capacidade antioxidante quando comparado aos demais grupos.

Conclusões. Extrato aquoso de alecrim melhora as alterações morfológicas ovarianas associadas à SOP dando indícios de restauração da foliculogênese, bem como mantém o estado antioxidante nesses animais.

Palavras-chave: síndrome dos ovários policísticos, Rosmarinus officinalis L, estresse oxidativo, alterações ovarianas.