Comunicaciones orales

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

CO 046. DESAFIOS DO NUTRICIONISTA NA ORIENTAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE

Luana Natasha S. Conceição, Irene Coutinho de Macedo, Tatiane De Oliveira1.

1Centro Universitário Senac, Sao Paulo, Brazil.



A doença renal crônica (DRC) é uma síndrome clínica, caracterizada pela perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Na DRC ocorre a manifestação de uma série de distúrbios hidroeletrolíticos, hormonais e metabólicos. Em vista disso, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com objetivo de conhecer os desafios do nutricionista na orientação alimentar e nutricional para pacientes com DRC em hemodiálise. O critério de inclusão para a pesquisa foram: nutricionistas que atuassem na cidade de São Paulo, com pacientes portadores de DRC em hemodiálise e concordassem com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O instrumento de pesquisa foi um questionário (Google Forms ®), com 18 perguntas, disponibilizado nas mídias sociais e composto por informações como: características do profissional, tipo de instituição, desafios frente a orientação alimentar e nutricional, dificuldades apresentadas pelos pacientes com relação ao consumo alimentar e fatores que interferem na adesão das orientações dietéticas. Participaram do estudo 32 nutricionistas sendo 97% do sexo feminino, com idade entre 30 a 39 anos, com pós-graduação latu sensu em nefrologia (31%) e nutrição clínica (28%). Sobre a atuação, 91% atuam na área de doença renal por mais de um ano, 63% em instituição privada, 31% instituição pública e 6% entidade filantrópica. Quanto às maiores dificuldades no atendimento nutricional de pacientes com DRC em hemodiálise, destacou-se a baixa adesão às orientações nutricionais (88%), motivação dos pacientes (63%) e a quantidade de restrições (56%). De acordo com a pesquisa, 78% dos nutricionista relataram que os pacientes não seguem as orientações dietéticas com precisão. Além disso, a baixa adesão dos pacientes é interferida principalmente pelos hábitos alimentares (91%), aspectos emocionais e fatores econômicos e/ou culturais (72%). As dificuldades estão associadas principalmente a restrição de líquidos (81%) e de fósforo (66%). Os desafios do nutricionista são muitos, devido as diversas modificações na alimentação desses pacientes, sendo assim, é de suma importância que o nutricionista esteja junto ao paciente motivando-o e busque estratégias e instrumentos com foco nas principais dificuldades para promover gradualmente a adesão dos mesmos.

Palavras-chave: doença renal crônica em hemodiálise, tratamento nutricional, desafios do nutricionista, orientação alimentar e nutricional.