Comunicaciones Orales

CO133. CONSUMIDORES DE AZEITE DE BURITI E DE OLIVA AROMATIZADO PODEM TER SUA ACEITAÇÃO SENSORIAL INFLUENCIADA PELAS CARACTERÍSTICAS DA EMBALAGEM

Luciana Manhaes1, Ellen Menezes2, Armando SabaaSrur3

1 Unirio/Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro (UFRRJ), Brazil; 2 Unirio, Brazil; 3 UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro), Brazil.

A busca por produtos inovadores que aliem sabor agradável a valor nutricional tem crescido a cada dia, principalmente por que os consumidores estão cada vez mais interessados em saúde. Nesse contexto, pode-se observar a biodiversidade frutífera da flora Brazileira e entre eles o buriti, que permite a extração de óleo com elevado teor de ácido graxo ômego-9, carotenoides e tocoferóis, sendo seu teor de ômega-9 ao semelhantes a do azeite de oliva, amplamente usado no Brazil. O objetivo desse trabalho foi investigar o efeito das características da embalagem na aceitação e intenção de compra do óleo de buriti e de oliva aromatizado. Foi realizado teste de aceitação sem degustação e de intenção de compra com seis embalagens contendo óleo de buriti variando a cor da embalagem e o apelo nutricional do rótulo. Os resultados revelaram que os avaliadores gostaram das amostras embaladas em vidro âmbar, pois atribuíram notas com escore entre 6,0 e 7,0, não havendo diferença significativa entre elas (p<0,05). No entanto eles, se mostraram indiferente aos produtos nas embalagens de vidro transparente, pois atribuiram notas com escore próximo de 5,0. A presença ou não de informação nutricional complementar no rótulo não influenciou nesse resultado. Os consumidores não demonstraram interesse em comprar as amostras em embalagem trasnparente (escore entre 3,0 e 4,0), porém demonstraram desejo em comprar os produtos em embalagens escuras (escore próximo de 5,0). As maiores notas atribuída as amostras com relação a intenção de compra foram aquelas embaladas no vidro ambar, indicando que foram mais bem aceitos em relação a embalagens transparente. Esse resultado também não se relacionou com a presença ou não de informação nutricional complementar no rótulo. Logo pode-se concluir que esse produto é melhor aceito em embalagem ambar, porém faz-se necessária a realização de testes sensoriais para fundamentar a sua viabilidade comercial.