Comunicaciones Orales

CO243. AGRUPAMENTO DOS COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA NAS TRÊS FASES DA ADOLESCÊNCIA

Eliane Rodrigues de Faria1, Daniela Alves Silva1, Franciane Rocha de Faria2, Sylvia do Carmo Castro Franceschini3, Maria do Carmo Gouveia Peluzio3, Luciana Ferreira da Rocha Sant’Ana3, Silvia Eloiza Priore3

1 Docente do Departamento de Educação Integrada em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brazil; 2 Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, Brazil; 3 Docente do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brazil.

Introdução: A síndrome metabólica é um conjunto de alterações metabólicas que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, associados à obesidade central e resistência à insulina. Objetivou-se comparar os componentes da síndrome metabólica nas três fases da adolescência. Metodologia: Avaliaram-se dados bioquímicos (colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia, insulina e ácido úrico), pressão arterial e composição corporal de 800 adolescentes de 10-19 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas, sendo 51,8% do sexo feminino, conforme as fases: inicial (10-13 anos), intermediária (14-16 anos) e final (17-19 anos). A análise fatorial de componente principal foi empregada na investigação do agrupamento dos componentes da síndrome metabólica. Resultados: Em relação ao estado nutricional, 21,3% apresentavam excesso de peso e 43% excesso de gordura corporal. O colesterol total foi o que apresentou maior percentual de inadequação (58,6%), seguido do HDL (34,4%), LDL (33,6%) e triglicerídeos (14,8%). Observou-se inadequação em 10,3; 10,0; 2,9 e 0,75%, respectivamente, em relação ao HOMA-IR, insulina, pressão arterial e glicemia. A síndrome metabólica (IDF, 2007) estava presente em 3,4%. A fase inicial apresentou maiores valores de colesterol total, LDL, HDL, triglicerídeos, glicose e relação cintura/quadril e menores para insulina, HOMA-IR, ácido úrico, perímetro da cintura, perímetro do quadril, massa de gordura e livre de gordura, pressão sistólica e diastólica, em relação às fases intermediária e final (p<0,05). A análise fatorial reduziu onze variáveis inter-relacionadas a um conjunto de quatro fatores, comportando-se de forma diferente para cada fase, sendo que o fator 1 relacionado às alterações da composição corporal (IMC, perímetro da cintura, relação cintura/estatura e percentual de gordura) explicaram aproximadamente 30% da variância total. A alta prevalência de alterações metabólicas justifica a necessidade de intervenção constante junto aos adolescentes, considerando a fase da adolescência. Apoio: FAPEMIG e CNPq.