Póster

PO360. EVOLUÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO APÓS MANEJO COM DIETA AJUSTADA PELA CALORIMETRIA INDIRETA

Gabriela Koglin1,2, Elza Daniel de Mello1,2, Carlos Alberto Nogueira-de-Almeida3, Mariur Gomes Beghetto1,2

1 Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil, 2 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. 3 Universidade de Ribeirão Preto, Brasil.

Introdução: Mudanças no estilo de vida têm levado a um aumento na prevalência de excesso de peso. Muitas intervenções para reverter esta situação têm sido testadas. Nós avaliamos as mudanças no escore- z do índice de massa corporal (IMC) em crianças e adolescentes após intervenção dietoterápica ajustada por calorimetria indireta. Metodologia: Nós conduzimos encontros mensais, durante 1 ano, com crianças e adolescentes (8 a 15 anos) com sobrepeso/obesidade (escore-z do IMC≥+1) e medimos peso e estatura e procedemos ao exame de calorimetria indireta (CI) na inclusão, em 6 e em 12 meses. Cada participante recebeu uma dieta ajustada pelo valor da CI. A taxa metabólica basal (TMB) foi avaliada a fim de saber como se comportava de acordo com as mudanças corporais induzidas pela intervenção. Para as análises estatísticas utilizamos ANOVA para medidas repetidas. Resultados: Foram avaliados 27 indivíduos, com média de idade de 12±2 anos, sendo 51,9% do sexo feminino. O escore-z do IMC mostrou redução no final do estudo [-0,17±0,05 (P=0,01)]. A TMB apresentou queda aos 6 meses mas retornou ao valor de base após 12 meses (P=0.233).Conclusões: O manejo dietoterápico corrigido para a TMB, para crianças e adolescentes com excesso de peso, com encontros mensais, foi efetivo após 12 meses de intervenção e o emagrecimento não levou à mudança significativa da TMB neste período.