Póster

PO553. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS E ANÁLISES ENERGÉTICA DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM UM ASILO EM UBERABA MG

Davi Augusto Lima Guimarães1, Estelamar Maria Borges Teixeira2, André Alves da Silva3, Gustavo Augusto Borges Teixeira3, Natanael antonio dos Santos3, Patricia Leal almeida4, Jéssica Motta dos Santos3

1 Mestrando em Ciencias e Tecnologia de Alimentos - Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Uberaba – MG. 2 Doutora em Alimentos e Nutrição -Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Uberaba MG, Brasil. 3 Graduando em Tecnologia de Alimentos - IFTM - Uberaba MG, Brasil. 4 Tecnologa de Alimentos - Instituto Federal do Triangulo Mineiro - Uberaba – MG, Brasil.

O processo de envelhecer apresenta aspectos peculiares que podem comprometer o estado nutricional. Estes podem ser atribuídos às alterações fisiológicas, como as que ocorrem no paladar e olfato, a disfagia, dificuldade de locomoção e desorientação, que podem dificultar tarefas simples como a capacidade de obter, preparar e levar o alimento a boca, causando problemas nutricionais. Este trabalho teve como objetivo avaliar o estado nutricional dos idosos internos e analisar o valor calórico das refeições servidas e comparando com o estado nutricional dos mesmos. Participaram deste estudo 24 idosos residentes em um asilo em Uberaba MG. Sendo 05 idosos do sexo feminino e 18 do sexo masculino. Os idosos foram submetidos a uma avaliação antropométrica para obter o valor do índice de massa corporal e circunferência da cintura para verificar quantidade de gordura abdominal que estão relacionadas com distúrbios metabólicos. O diagnóstico do estado nutricional foi realizado utilizando-se os pontos de corte preconizados pela Organização Pan-Americana de Saúde para índice de massa corporal. Os dados são apresentados sob a forma de média e desvio-padrão. Verificou-se que 100 % das mulheres estão com excesso de peso e 20% com risco aumentado para morbidade. Entre os homens 33% encontra se desnutridos , 28% obesos e 34% eutróficos. Em média a recomendação para os idosos atingirem ou manter o peso ideal é o seguinte: Os homens com baixo peso necessitam consumir em média 2311,7 ± 111,2 Kcal/dia, os eutróficos 2065,2 ± 166,4 Kcal/dia, os obesos 2079,1 ± 255,8 Kcal/ dia e para as mulheres 1100,53 ± 139,0 Kcal/dia. Observou-se ao fazer a análise de energia das refeições servidas no asilo é de 2652,9 ± 311,6 Kcal/dia ultrapassando os valores recomendado para essa faixa etária. Palavras chaves: Idosos; Asilo; avaliação nutricional.