Comunicaciones orales

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

CO 048. DESENVOLVIMENTO DE PÃES COM INGREDIENTES QUE CONTENHAM PROPRIEDADES FUNCIONAIS PARA PACIENTES PEDIÁTRICOS ONCOLÓGICOS

Elisângela Días Almeida1, Vanessa Alves Vieira1, Irene Coutinho de Macedo1, Tatiane De Oliveira1.

1Centro Universitário Senac, Sao Paulo, Brasil



As alterações que o câncer podem promover nas crianças e adolescentes são diversas e estudos vêm demostrando a eficiência de nutrientes que podem minimizar os efeitos causados pela doença e tratamento, auxiliando na aceitação alimentar e recuperação do estado nutricional. Sendo assim, a atuação do nutricionista é fundamental e pode contribuir no desenvolvimento de preparações culinárias para pacientes oncológicos. Neste contexto, o objetivo do estudo foi desenvolver receitas de pães para pacientes pediátricos oncológicos utilizando ingredientes com propriedades funcionais. Para isso, identificou-se as preparações servidas e consumidas em hospital de referência no tratamento de pacientes pediátricos oncológicos e pesquisou-se os ingredientes e nutrientes para melhora da qualidade nutricional das receitas. Os nutrientes escolhidos para composição dos pães foram as proteínas, fibras alimentares, vitaminas A, E e C, minerais como zinco e selênio, além dos carotenóides presentes na abóbora cabotiá, espinafre e batata-doce Beauregard. Desenvolveu-se um mix de farinha nutritivo (MFN) com ingredientes a partir dos nutrientes pesquisados composto por farinha de amêndoa; castanha-do Brasil; farinha de aveia; farinha de trigo integral). Foram preparados três pães: uma bisnaguinha de abóbora cabotiá, um mini pão de hambúrguer e um pão de forma de Batata-doce Beauregard todos com o MFN. Realizou-se a reprodução das receitas, adaptações, testes das preparações, cálculos nutricionais para análise comparativa das receitas convencionais e das receitas adaptadas. Realizou-se degustação e análise sensorial das preparações por meio da escala hedônica para avaliar sabor, odor, textura, cor e aparência dos pães. As três preparações quando comparadas aos pães convencionais se mostraram mais nutritivas em relação aos nutrientes escolhidos, porém o mini pão de hambúrguer de espinafre com MFN alcançou valores nutritivos acima dos demais. Em relação a análise sensorial a bisnaguinha de abóbora cabotiá com o MFN foi a melhor avaliada. As preparações desenvolvidas mostraram que a inclusão destes ingredientes podem melhorar o valor nutricional das preparações. E que o desenvolvimento de receitas pode ser uma alternativa para melhorar a qualidade nutricional de preparações para pacientes que precisam de uma dieta especifica.

Palavras-chave: antioxidantes; câncer pediátrico; compostos bioativos; desnutrição; estado nutricional; saúde da criança; terapia nutricional.