Comunicaciones orales

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

CO 052. ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA 3 NA COGNIÇÃO E BLOQUEIO DE VIAS MOLECULARES ASSOCIADAS AO SURGIMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: ESTUDO TRANSLACIONAL

Marcella Sant’Anna1, Kellen Cristina da Cruz Rodrigues1, Rodrigo Martins Pereira1, Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira1, Márcio Balthazar1, Adelino Sánchez Ramos da Silva2, Leandro Pereira de Moura1, Eduardo Rochete Ropelle1, José Rodrigo Pauli1, Dennys Esper Cintra1.

1Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brazil, 2Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.



Estudos apontam para a obesidade como um dos principais fatores ambientais predisponentes à Doença de Alzheimer (DA), marcada pelo acúmulo anormal das proteínas beta-amiloide e hiperfosforilação da Tau. Nesse estudo translacional, o objetivo foi avaliar se a substituição parcial da gordura suína (fonte de saturados) por de óleo de linhaça (fonte de ácido ω3 [alfa-linolênico]) pode bloquear vias moleculares associadas à DA, no hipocampo de animais obesos e diabéticos. Também, o perfil de ácidos graxos e marcadores da DA no líquor de pacientes com deficit cognitivo. Camundongos foram alocados nos seguintes grupos: Grupo controle (N=10) - ração comercial por 16 semanas; Obeso (N=10) - dieta hiperlipídica por 16 semanas; Obeso+ω3 (N=10) - que receberam dieta hiperlipídica por 8 semanas e, posteriormente, dieta hiperlipídica substituída em 1/3 da gordura suína por óleo de linhaça, por mais 8 semanas. Os animais foram submetidos aos testes de: tolerância à insulina e glicose, aprendizado e memória. O hipocampo foi coletado para análises: morfológicas (microscopia eletrônica - M.E); proteínas (Western blot) e genes (RT-qPCR) envolvidos na DA, e espectrometria de massas para o perfil de ácidos graxos no sangue e hipocampo. Quarenta pacientes foram submetidos à antropometria e análises do liquor. Nos animais, os obesos apresentaram intolerância à glicose e resistência sistêmica e hipocampal à insulina. No hipocampo, houve aumento na expressão gênica e proteica de marcadores inflamatórios (IL1β, TNFα, p-JNK), de estresse de retículo (p-eIF2α, CHOP), apoptose (BAX) e da DA (βamiloide, p-Tau). Na M.E. observou-se importante neurodegeneração hipocampal nos obesos, justificando o prejuízo cognitivo, comparados ao grupo controle. O grupo que recebeu óleo de linhaça apresentou a molécula de ω3 incorporada nos neurônios hipocampais, e redução significante nos marcadores descritos. Os pacientes apresentaram IL1β e βamiloide aumentadas no liquor, proporcional ao aumento da massa corporal adiposa, associada também à menor presença de ω3. A dieta contendo óleo de linhaça foi eficaz em controlar o estado inflamatório e degenerativo, induzidos pela obesidade, e desacelerou o surgimento da DA ao preservar as funções hipocampais. Em humanos houve correlação dos achados experimentais, mostrando possibilidade terapêutica de uso preventivo de ω3 à Doença de Alzheimer.

Palavras-chave: ácidos graxos Ômega 3, bloqueio de vias moleculares, doença de Alzheimer.