Comunicaciones orales

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

CO 061. METFORMINA OU FEXARAMINA ATENUARAM A ESTEATOSE HEPÁTICA PELA MODULAÇÃO DO FXR INTESTINAL, ATRAVÉS DA VIA DOS ÁCIDOS BILIARES, LIPOGÊNESE E INFLAMAÇÃO EM MODELO EXPERIMENTAL DE DIETA HIPERLIPÍDICA

Tamiris Ingrid Petito Da Silva1, Felipe Missiba Villardi-Junior1, Gabriel Santos Martins-de-Souza1, Vanessa Sousa-Mello1, Sandra Barbosa-da-Silva1.

1Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.



Introdução. Um dos fatores da patogênese da esteatose hepática é a disbiose, desencadeada pela dieta hiperlipídica, levando a alteração da composição dos ácidos biliares através do receptor FXR, controlador da síntese.

Objetivo. Então, o objetivo é avaliar os efeitos da metformina e fexaramina, inibidor e agonista, respectivamente, do FXR intestinal na esteatose hepática através do eixo entero-hepático, em modelo experimental de dieta hiperlipídica.

Métodos. camundongos c57Bl/6 machos com 3 meses de idade foram divididos em dois grupos que receberam dietas controle © e high-fat (HF, 50% da energia total de lipídios) por 12 semanas, após esse período os grupos foram subdivididos para administração via gavagem orogástrica da metformina (MET, 300mg/kg) e da fexaramina (FEX, 5mg/kg): C, C+MET, C+FEX, HF, HF+MET e HF+FEX, por 3 semanas. Foi avaliado massa corporal (MC), resistência à insulina (RI), triacilglicerol (TAG) e colesterol total plasmático, densidade de esteatose hepática e a expressão gênica no fígado das vias de lipogênese, beta-oxidação, ácidos biliares e inflamação.

Resultados. O grupo HF apresentou aumento da massa corporal (MC), dos lipídios plasmáticos, RI, densidade de esteatose hepática, das vias de lipogênese e inflamação e redução da beta-oxidação, além da inibição do FXR hepático. Por outro lado, o HF+MET reduziu a MC, RI e TAG, além de reduzir a densidade de esteatose hepática, o SREBP1c, PPARgama e FAS (via de lipogênese), IL6 (citocinas pró-inflamatória) e TLR4 (receptor de produto bacteriano), aumentou PPARalfa (beta-oxidação) e FXR (receptor de ácido biliar). Em relação ao grupo HF+FEX, a MC foi reduzida, assim como o TAG e colesterol plasmático, a densidade de esteatose hepática, através da diminuição do SREBP1c, PPPARgama, FAS, IL6 e TLR4 e aumento do PPARalfa, do FXR hepático e do FGFR4 (receptor do FGF15, liberado pela ativação do FXR intestinal), e redução da enzima limitante da síntese de ácidos biliares, a CYP7a1.

Conclusão. A metformina e a fexaramina, embora tenham atuação oposta sobre o FXR intestinal, ativaram o FXR hepático através do eixo entero-hepático, acarretando na redução da lipogênese, inflamação e no aumento da betaoxidação, reduzindo a massa corporal e a esteatose hepática.

Palavra-chave: eixo entero-hepático, esteatose hepática, FXR