Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 015. INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONSUMO INFANTIL DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Mlen Lúcia Bagatini Saud Ferro1, Jaqueline do Nascimento Xavier1, Lais Cristina P. Benedito1, Laysa B. Santos1, Claudia Haddad Caleiro Pereira1, Marina Garcia Manóchio-Pina1

1Universidade de Franca, Franca, Brasil



Antecedentes y objetivo. A mídia tem influenciado cada vez mais o consumo de alimentos, principalmente pelo público infantil e grande parte das atividades publicitárias desenvolvidas nos últimos anos são voltadas para alimentos industrializados. Avaliar o consumo de alimentos industrializados de crianças da faixa etária de 8 a 10 anos em duas escolas públicas de um município do interior de São Paulo e a influência da mídia na alimentação dessas crianças.

Métodos. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado pelas pesquisadoras.

Resultados. Grande parte das crianças é influenciada pela mídia com relação ao consumo de alimentos, uma vez que 67,61% de las passavam mais de 3 horas em frente as telas. Fast food, bolachas recheadas e snacks foram os três alimentos industrializados mais consumidos pelas crianças. Uma das formas que utilizadas por empresas de alimentos para atrair as crianças, é a embalagem, o que foi comprovado no estudo, pois 73,85% (n=48) dos pais revelaram que seus filhos se sentiam atraídos pela mesma. No momento das compras, 46,15% (n=30) dos pais às vezes atendiam aos pedidos dos filhos, comprando o que eles pediam, 40% (n=26) não comprava, fingindo não ouvir os pedidos e 7,69% (n=5) sempre comprava os produtos. Dentre as táticas utilizadas pelas crianças para convencerem os pais a adquirirem os produtos desejados, pode-se citar. birra, pirraça, choro, etc. Ainda que os pais tenham destacado que as crianças ingerem determinados alimentos por vontade própria, pode-se disser que esse fator é influenciado pela mídia, pelo ambiente que vivem e pela forma como seus pais conduzem os alimentos dentro do seu lar.

Conclusões. A publicidade dos alimentos diretamente voltado para as crianças está cada dia mais presente nos meios de comunicação, e que os mesmos possuem uma expressiva persuasão sobre o seu consumo.