Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 116. FATORES RELACIONADOS AO ESTADO NUTRICIONAL DE LACTANTES ATENDIDAS EM AMBULATÓRIO DE ALEITAMENTO MATERNO EM SÃO PAULO/BRASIL

Lucíola Sant’Anna de Castro1, Ana Carolina Lavio Rocha1, Barbara Tindeman Sartorio Camargo1, Michel Ross2, Mina Desai2, Kelly Pereira Coca1.

1Universidade Federal De São Paulo, São Paulo, Brazil, 2University of California Los Angeles, Los Angeles, United States of America.



Antecedentes e objetivo. Durante a lactação há um aumento significativo das necessidades nutricionais para garantir a adequada produção de leite materno e manutenção do estado nutricional da lactante. No entanto, há escassez de estudos que visem esta relação. Avaliar os fatores relacionados ao estado nutricional de lactantes.

Métodos. Estudo transversal realizado de fevereiro de 2020 a março de 2021, com lactantes atendidas no Ambulatório de Aleitamento Materno do Centro Ana Abrão na cidade de São Paulo/Brasil. Foram incluídas mulheres adultas com até 30 dias pós-parto, gestação única e de termo. Foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos e de composição corporal por bioimpedância. Para a avaliação do estado nutricional calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC) e a classificação determinada pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil. O consumo alimentar foi investigado através do Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional proposto pelo MS. Na análise dos dados utilizou-se frequências relativas, e teste exato de Fisher. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP sob nº 4.067.920

Resultados. Foram avaliadas 29 mulheres lactantes com média de idade 32 anos (DP= 5,1), a maioria tinha ensino superior (72,4%) e todas viviam com companheiro. Quanto ao estado nutricional, 41,4% estavam eutrófica e 58,6% com excesso de peso. A média de gordura corporal foi de 33,2% (DP= 4,1) sendo que mulheres com maior escolaridade apresentaram maior média (p= 0,032). Em relação ao consumo alimentar, 93,1% das mulheres consumiram alimentos in natura/minimamente processados e 89,7% alimentos ultraprocessados. As mulheres que não consumiram feijão e fruta, e consumiram embutidos apresentaram média de gordura corporal maior (p= 0,051, p=0,048 e p= 0,029, respectivamente).

Conclusão. A escolaridade e o nível de processamento dos alimentos consumidos estão diretamente associados ao estado nutricional de lactantes. A identificação precoce e acompanhamento oportuno nesta fase visam favorecer melhores práticas alimentares e evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Palavras-chave: nutrição materna, estado nutricional, lactação, promoção a saúde.