Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 123. RELAÇÃO ENTRE NÚMERO DE CONSULTAS DE PRÉ-NATAL PARA GESTANTES COM DIABETES MELLITUS GESTACIONAL E CONDIÇÕES AO NASCER

Letícia Silva1, Manoela Silvestre1, Karina Santos1, Thaissa Lima1, Mariana Moraes1, Erlaine Gomes1, Beatriz Santos1, Talita Marine1, Gabriella Costa1, Cláudia Saunders1.

1Universidade Federal Do Rio De Janeiro, Brasil



Antecedentes e objetivo. A assistência pré-natal (APN) é reconhecida como fator essencial na proteção e prevenção de eventos adversos sobre o resultado perinatal de gestantes de alto risco, como é o caso de gestantes com Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).

Objetivou-se identificar a relação entre o número de consultas com o nutricionista e da APN, e as condições ao nascer de filhos de gestantes com DMG.

Métodos. Estudo transversal envolvendo gestantes brasileiras adultas, diagnóstico de DMG, gestações de feto único e sem outras enfermidades crônicas. Os dados referentes às características das gestantes, dos recém-nascidos (RN) e da APN foram coletados por meio de entrevista e consulta aos prontuários. Na análise estatística empregouse ANOVA e teste post hoc de Tukey, para comparação de médias com significância estatística de 5%.

Resultados. Foram analisadas 545 gestantes, com média de idade de 30,9 anos (desvio-padrão DP=5,9). Observouse maior proporção de sobrepeso e obesidade pré-gestacional (65,9%). Verificou-se que 35,2% das gestantes apresentaram intercorrências, sendo as mais prevalentes. anemia (25,1%), hipertensão gestacional (11,9%) e préeclâmpsia (8,3%). Quanto às características da APN, constatou-se que a média de consultas foi de 10,9 (DP= 2,7) e de 4,4 (DP=2,1) consultas com o nutricionista. A média da idade gestacional (IG) na primeira consulta da APN foi de 12,33 semanas (DP=4,6). A média do peso ao nascer foi de 3259g, a média da IG ao nascer foi de 38,6 semanas. Observou-se maiores médias de consultas da APN dentre os RN com peso adequado (≥2,5kg e ≤3,9kg, p=0,003) e parto à termo (IG parto >37 semanas, p=0,003). Observou-se maior média de consultas com o nutricionista para os RN com peso adequado (p=0,012).

Conclusão. Os resultados, embora parciais, são promissores e sugerem a proteção da APN sobre as condições ao nascer de filhos de gestantes com DMG.

Palavras chave: assistência pré-natal; gestação; diabetes mellitus gestacional; peso ao nascer.