Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 229. ESTIMATIVA DO CONSUMO DE NITRATO E NITRITO POR ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO BRASILEIRO. UM ESTUDO LONGITUDINAL

Marina Paraluppi Loureiro1, Maria Júlia de Miguel Amistá2, Marina Vieira da Silva1.

1Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Universidade De São Paulo, Piracicaba, Brazil, 2Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Brasília, Brasil.



Antecedntes e objetivo. O consumo de alimentos ultraprocessados pela população brasileira é expressivo. Estes itens levam em sua composição diversos aditivos, com destaque para o nitrato e nitrito, acrescidos principalmente aos produtos cárneos curados. O presente trabalho objetivou estimar a ingestão de nitrato e nitrito por escolares da rede pública de um município brasileiro localizado no estado de São Paulo.

Métodos. O estudo de caráter longitudinal envolveu 359 crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas da referida localidade. A ingestão de nitrato e nitrito foi calculada com base em quatro recordatórios alimentares de 24 horas. Análises estatísticas foram conduzidas levando em consideração o nível de confiança de 95%.

Resultados. Na primeira fase do estudo (2013), o consumo médio de nitrato e nitrito foi de, respectivamente 2,890 ± 2,147 e 0,126 ±0,120 mg/kg de peso corporal/dia, com a ingestão média de nitrito sendo quase duas vezes superior aos valores de ingestão diária aceitável (0,07 mg de nitrito/kg de peso corporal/dia e 3,7 mg de nitrato/kg de peso corporal/dia). Já na fase 2 (2016) foi constatada uma redução significativa (p<0,05) no consumo médio de ambas substâncias pela população em questão, que passou a ser de 0,067 ± 0,055 mg/kg de peso corporal/dia para o nitrito e de 1,442 ± 0,840 mg/kg de peso corporal/dia para o nitrato. Entre as fases também foi possível identificar uma redução significativa no número de escolares cuja ingestão ultrapassou os limites aceitáveis para os dois compostos. Mesmo assim, na fase 2 ainda foi observado que, respectivamente, 106 e 5 alunos ingeriram nitrito e nitrato em valores superiores àqueles tidos como toxicologicamente seguros.

Conclusão. As análises elaboradas permitem inferir a existência de um risco à saúde destes indivíduos ocasionado pelo consumo exacerbado principalmente de nitrito.

Financiamento. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Palavras chave: aditivos alimentares, ingestão dietética, alimentos ultraprocesados.