Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 254. COMPARAÇÃO DO PERFIL E ESTADO NUTRICIONAL DE GRADUANDOS EM NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO NO INÍCIO E FINAL DO CURSO

Elen Lúcia Bagatini Saud Ferro1, Caroline Pereira Cordeiro1, Leticia Ferreira Dutra1, Natália Garcia Cunha1, Ma Claudia Haddad Caleiro Pereira1.

1Universidade de Franca, Franca, Brazil.



Antcedentes e objetivo. O mercado de trabalho tem propiciado cada vez mais espaço para a atuação de nutricionista, o que aumenta a procura pelo curso. As mudanças quanto à vida universitária acarretam modificações de hábitos, fazendo com que esses estudantes optem por refeições rápidas e práticas, e de baixo valor nutritivo. Porém, no caso dos cursos de nutrição, muitos conhecimentos são adquiridos ao longo da jornada universitária, o que pode levar a modificações positivas nesses hábitos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivos. avaliar o perfil e o estado nutricional de graduandos em Nutrição de uma universidade do interior de São Paulo e analisar suas modificações no início e final do curso.

Método. O estado nutricional dos alunos foi avaliado através do Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações sobre o perfil dos estudantes foram obtidas por meio de questionários aplicados nos anos de 2016 e 2019. Os dados coletados na pesquisa foram analisados estatisticamente.

Resultados. Observou-se uma variação na proporção de estudantes com estado nutricional eutrófico de 57,14% em 2016 para 42,85% em 2019. Houve a redução do consumo de fast food e o aumento da ingestão de bebidas alcoólicas. Com relação à área de atuação, destacou-se a área clínica, tanta em 2016 quanto em 2019, porém foi à área de saúde pública, que obteve maior taxa de crescimento no período analisado.

Conclusões. Conclui-se que o curso de nutrição da universidade avaliada apresentou uma grande taxa de evasão, que pode estar associada à aspectos socioeconômicos. Quanto ao estado nutricional, observou-se um aumento da quantidade de alunos acima do peso. Quanto a área de atuação almejada, a área clínica foi predominante nos dois períodos analisados, porém a área que apresentou maior crescimento foi a de nutrição social.