Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 293. GRAU DE CONHECIMENTO DOS CUIDADORES DE PACIENTES IDOSOS RECEBENDO TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL DOMICILIAR

Dayana Isabel Méndez Padilla1, Selma Cuncha2.

1Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto-USP/FMRP-USP, Ribeirão Preto, Brasil, 2Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto-USP/FMRP-USP, Ribeirão Preto, Brasil.



Antecedentes y objetivo. O idoso dependente de nutrição enteral no domicílio altera a dinâmica familiar e demanda novos aprendizados aos familiares cuidadores. Objetivo. Determinar o grau de conhecimento dos cuidadores sobre a terapia nutricional enteral domiciliar.

Material e Métodos. Foram avaliados 30 cuidadores principais de pacientes idosos sob terapia nutricional enteral domiciliar. Aplicou-se um questionário utilizando escala tipo Likert com perguntas sobre o preparo da dieta enteral, o tempo de administração e as complicações relacionadas à nutrição enteral no domicílio. Além disso foram feitas perguntas sobre o cuidado dos pacientes com relação higiene e cuidados da fixação da sonda ou cuidado da pele ao redor da ostomia.

Resultados. Entre os cuidadores, a idade era de 51,8±13,3 anos, 90% eram mulheres, 73,3% eram casados e 56,6% mantinham paralelamente atividades informais de trabalho no próprio domicílio. Todos os cuidadores relataram ter recebido orientações sobre o preparo da dieta enteral, que era industrializada (60%) ou semi-artesanal (40%). O tempo de infusão de cada frasco dieta enteral foi de 30 a 45 minutos em 56,7% dos casos e acima de 45 minutos nos casos restantes. Todos os cuidadores conheciam os riscos da infusão rápida da dieta enteral. A inadequação mais comum foi a falta de administração de água pela sonda após a administração dos medicamentos (17,7%). Os voluntários não referiam dificuldade com os procedimentos de higiene dos pacientes, como auxílio no banho de chuveiro (46,7%) ou banho do leito (23,3%), além da higiene da boca (60%). Todos os participantes conheciam as orientações de limpeza e fixação das sondas transnasais ou ostomia e as complicações relacionadas à terapia nutricional enteral, sendo citadas a constipação intestinal (30%), diarreia (13,3%) e saída acidental da sonda (13,3%).

Conclusões. Em serviço especializado de hospital universitário terciário, os cuidadores dos pacientes idosos sob nutrição enteral domiciliar têm conhecimento sobre os cuidados necessários sobre a terapia nutricional enteral domiciliar e, de modo geral, seguem as orientações da equipe multiprofissional.

Palavras clave: cuidador, grau de conhecimento, idosos, nutrição enteral domiciliar.