Comunicaciones e-póster

https://doi.org/10.37527/2021.71.S1

PO 307. A UTILIZAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAÇÃO PRÁTICA DO NUTRICIONISTA

Irene Coutinho De Macedo1, Oliveira T Tatiane1, Silva C Claudia1.

1Centro Universitário Senac, SAO PAULO, Brazil.



Antecedentes e objetivo. Diversos países no mundo possuem seus guias alimentares específicos contemplando a diversidade requerida em termos de formatos e apresentações que estejam de acordo com as características populacionais, socioculturais e necessidades nutricionais de cada povo. No Brasil, o Ministério da Saúde publicou, em 2014, a segunda edição do documento que aborda os princípios e recomendações de uma alimentação adequada e saudável, constituindo-se como um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional em todos os setores da sociedade. Sendo o nutricionista o profissional que atua diretamente no cuidado nutricional e intervenções educativas observou-se a necessidade de identificar o quanto o Guia Alimentar é conhecido, utilizado e recomendado na prática dos Nutricionistas.

Métodos. Foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva na qual os nutricionistas atuantes em qualquer áreas foram convidados a responderem um questionário encaminhado pelas redes sociais. Apenas participaram da pesquisa os que aceitaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados. Responderam à pesquisa 99 nutricionistas dos quais a maioria (65,39%) está formado há menos 10 anos. A maioria (81,82%) já cursou ou está cursando a pós-graduação e atuam (44,44%) especialmente na área de nutrição clínica. A maioria (77,78%) respondeu que tem conhecimento total do Guia Alimentar e, 15,15% conhecimento parcial e 2,02% desconhece totalmente. Sobre a utilização das informações para práticas em atuação, 82% utilizam totalmente ou parcialmente e 18% não utiliza ou utiliza superficialmente. Dos que utilizam o guia, a maioria (70,0%) utilizam intervenções educativas para melhora de escolhas alimentares. Sobre a a apresentação dos dez passos para a alimentação saudável a maioria (71,12%) aplica completamente ou parcialmente na prática de atendimentos e, 44,90% tem por hábito fazer a indicação da leitura do documento completo. Em uma questão aberta, os nutricionistas destacaram pontos de melhoria para o guia. acrescentar exemplos de refeições; uma abordagem mais ampla para a alimentação vegetariana; exemplos quantitativos de alimentos; e estar mais disponível para a população em linguagem mais simplificada.

Conclusões. Concluiu-se que, ainda que o guia tenha sido publicado há mais de 6 anos, pode ser melhor utilizado na prática do nutricionistas.