Comunicaciones - Pósters

https://doi.org/10.37527/2023.73.S1

P093/S2-P29 CONCEITOS E MÉTODOS DE DESERTOS, PÂNTANOS E OÁSIS ALIMENTARES: UMA REVISÃO NARRATIVA

Olivia Souza Honório2, Prof. Larissa Loures Mendes1, Dr. Lúcia Helena Almeida Gratão1, Dr. Thales Philipe Rodrigues da Silva1, Prof. Camila Kummel Duarte1, Melissa Luciana de Araújo2, Prof. Caroline Camila Moreira3, Prof. Milene Pessoa1

1Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brazil, 2Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Brazil, 3Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Brazil.



Introdução: Desertos alimentares são áreas socioeconomicamente vulneráveis com limitado ou sem acesso a alimentos saudáveis. Já pântanos alimentares são áreas com elevada disponibilidade de alimentos não saudáveis. E os oásis alimentares são áreas que possuem acesso adequado a alimentos saudáveis. Não há uma maneira única de definir e avaliar esses conceitos. É importante sistematizar esses conceitos e as métricas para facilitar a identificação do método mais adequado para cada local. Objetivos: Apresentar uma revisão sobre os diferentes conceitos e métodos para avaliação de desertos, pântanos e oásis alimentares. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa realizada em julho de 2022. Foram consultadas as seguintes base de dados: Medline, Embase, Web of Science e documentos governamentais. O critério de inclusão adotado foi o de apresentar conceitos ou métodos originais. Resultados: Após o processo de seleção, foram incluídos 66 estudos, dos quais 49 abordavam desertos alimentares, 14 pântanos alimentares e três oásis alimentares. Mais de 90% das publicações foram realizadas em países de alta renda, e a maioria adotava delineamento ecológico (50,8%). A definição de desertos, pântanos e oásis alimentares englobava os mais diferentes pontos, desde a disponibilidade de alimentos até características sociodemográficas. Por outro lado as medidas de avaliação focavam principalmente no acesso físico aos diferentes tipos de estabelecimentos onde são vendidos alimentos para caracterizar os tipos de ambientes alimentares. Conclusão: Não há consenso para a definição de desertos e pântanos alimentares, existem diferentes formas para conceituar essas áreas. Por outro lado, os estudos de oásis alimentares ainda são incipientes. Além disso, o estudo encontrou outras terminologias que podem ser utilizadas para caracterizar o ambiente alimentar como: pradarias de alimentos e miragens alimentares. É preciso que essas medidas sejam aprimoradas em países de média e baixa renda.

Palavras chave: ambiente alimentar, desertos alimentares, pântanos alimentares, oasis alimentares.