Comunicaciones - Pósters

https://doi.org/10.37527/2023.73.S1

P115/S2-P51 QUALIDADE DE CARDÁPIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CORRELAÇÃO ENTRE DOIS INDICADORES

Srta. Luiza Failla Ribeiro1, Me. Rafaella Guimarães Moraes Camargo2, Sra. Isabela Prado Martins3, Dra. Profa. Semíramis Martins Álvares Domene1

1Graduação em Nutrição, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal De São Paulo, Santos, Brasil, 2Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, Brasil, 3Programa de Pós Graduação em Nutrição, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil, 4Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Universidade Federal de São Paulo, Santos, Brasil.



Introdução e objetivo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma das políticas públicas que integra estratégias responsáveis por garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada aos escolares da educação básica brasileira. Para alcançar esse propósito, foram criados instrumentos para avaliação de cardápios a fim de contribuir no seu monitoramento. O objetivo desse estudo foi analisar a aplicação e a eventual concordância entre entre os resultados produzidos por duas ferramentas: o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQCOSAN) e o Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar (IQCAE), para a avaliação de cardápios da alimentação escolar. Métodos: Estudo quantitativo e transversal, realizado com uma amostra de conveniência a partir de dados secundários do projeto “Atualização do Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar e estudo de fatores associados”. Para compor a amostra, foram selecionados 108 municípios da região Sudeste. As pontuações finais foram submetidas à análise de correlação de Spearman e, para verificar a concordância entre as categorias de qualidade dos instrumentos, foi calculado o coeficiente Kappa. Resultados: O coeficiente de correlação de Spearman encontrado foi 0,64, que indica correlação positiva moderada entre as pontuações finais da avaliação pelos indicadores IQCAE e IQCOSAN. O coeficiente Kappa apresentou valor de 0,42, que mostra haver concordância moderada entre as categorias dos instrumentos. Conclusão: O presente estudo mostrou que as pontuações finais e categorias de qualidade dos indicadores avaliados apresentaram correlação e concordância moderada entre as classificações finais.

Palavras-chave: alimentação escolar, cardápios, programa nacional de alimentação escolar, indicadores de qualidade de cardápios, políticas públicas.